PALESTRA E RODAS DE CONVERSAS NO 32º ENCONTRO REGIONAL DO MOVIMENTO SEM TERRA – MST EM PERNAMBUCO INCENTIVA A PRODUÇÃO DE BATATA-DOCE BIOFORTIFICADA

Ação teve como objetivo apresentar a variedade de batata-doce biofortificada CIP-BRS-Nuti, sua importância para o fortalecimento da agricultura familiar pernambucana e a superação da insegurança alimentar no estado.

 

Aconteceu entre os dias 23 e 26 de fevereiro, no Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia, em Caruaru, o 32º Encontro Regional do Movimento Sem Terra – Pernambuco. Atendendo ao convite da Direção Estadual do MST, a equipe do Projeto “Nas Ramas da Esperança: implantação do banco de germoplasma e estratégias de superação da pobreza extrema no estado de Pernambuco” participou nos dias 24 e 25 de fevereiro, das atividades de capacitação e fortalecimento da agricultura familiar por meio de palestra, rodas de conversas e dia de campo com a distribuição de mudas de batata-doce biofortificada ‘CIP-BRS-Nuti’, uma nova variedade desenvolvida pela Embrapa Hortaliças em parceria com o Centro Internacional da Batata (CIP), localizado em Lima, Peru.

Estiveram presentes além das lideranças do movimento, mais de mil assentados e acampados de todas as regionais do estado de Pernambuco. Foram realizados diversos momentos formativos, participação em plenárias que visam o fortalecimento da agricultura familiar e outros momentos de apresentação do projeto para lideranças regionais. Também realizamos o cadastramento das regionais interessadas no recebimento das ações do projeto. Os principais temas das rodas de conversas foram relacionados ao plantio, manejo, tempo de colheita, aproveitamento comercial e potencial agroindustrial, além das características de biofortificação presentes na variedade, rica de compostos bioativos benéficos para a saúde, como o betacaroteno.

 Imagens do dia de campo realizado no 32° Encontro Estadual do Movimento Sem Terra - MST Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.