A Embrapa priorizou os estados do Maranhão e Sergipe, que já estão recebendo as primeiras sementes, ramas e manivas de cultivares com maiores teores nutricionais. Esta seleção não foi aleatória, uma vez que estes Estados apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
Em Sergipe, por exemplo, um diagnóstico para a intervenção na merenda escolar, realizado em duas escolas selecionadas, revelou que o consumo energético de crianças e adolescentes era insuficiente, 73% e 64%, respectivamente, de suas necessidades diárias, e que o consumo médio de ferro, zinco e vitamina A apresentavam-se, para todos os indivíduos, abaixo do recomendado. Esse estudo também revelou que 10% da população estudada apresentavam déficit ponderal/estrutural (relação peso/altura) e que os alimentos mais consumidos ficavam restritos a farinha de mandioca, cuscuz (bolo de milho salgado), pão e feijão, que são justamente preparados a partir de algumas culturas (mandioca, milho, trigo e feijão) abordadas pelo BioFORT.
Veja as principais ações em cada estado:

Pará
Multiplicação de cultivares de mandioca, batata-doce e milho.

Maranhão
Multiplicação de cultivares de feijão, arroz, feijão-caupi e batata-doce em assentamentos rurais; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas. Estudos de aceitabilidade dos alimentos biofortificados.

Piauí
Seleção, melhoramento genético e multiplicação de cultivares de feijão-caupi; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas. Estudos de aceitabilidade dos alimentos biofortificados.

Pernambuco
Multiplicação de cultivares de feijão e feijão-caupi.

Sergipe
Multiplicação de cultivares de feijão, feijão-caupi, mandioca, batata-doce e milho; seleção e melhoramento genético de cultivares locais de abóbora; Estudos socioeconômicos e de aceitabilidade dos alimentos biofortificados na alimentação escolar e agricultura familiar.

Bahia
Seleção, melhoramento e multiplicação de cultivares de mandioca.

Distrito Federal
Seleção, melhoramento e multiplicação de batata doce; seleção e melhoramento de cultivares de trigo.

Mato Grosso
Multiplicação de cultivares de feijão-caupi e milho.

Mato Grosso do Sul
Multiplicação de cultivares de feijão, milho e batata-doce; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais.

Goiás
Seleção, melhoramento e multiplicação de cultivares de feijão; seleção e melhoramento de cultivares de arroz.

Minas Gerais
Multiplicação de cultivares de mandioca, milho, batata-doce e feijão; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas.

Rio de Janeiro
Multiplicação de cultivares de milho, feijão, mandioca, batata-doce e feijão-caupi; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas. Estudos de aceitabilidade dos alimentos biofortificados na alimentação escolar.

Paraná
Multiplicação de cultivares de milho, feijão e mandioca; ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas.

Rio Grande do Sul
Seleção e melhoramento de cultivares de trigo; Multiplicação de cultivares de milho, batata-doce, feijão e mandioca; Ações de transferência de tecnologia para as comunidades locais e escolas públicas.