Do Campo à Mesa

A essência do programa de biofortificação é enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população para que esta possa ter acesso a produtos mais nutritivos e que não exijam mudanças de seus hábitos de consumo.

No campo, as cultivares são selecionadas e as mais promissoras seguem para a etapa de melhoramento. Nessa etapa, o objetivo é a obtenção de cultivares mais nutritivas, que também apresentem boas qualidades agronômicas (produtividade, resistência à seca, pragas e doenças), além de boa aceitação de mercado.

Ao mesmo tempo, nos laboratórios da Embrapa e das universidades vinculadas ao projeto, estão sendo iniciados os estudos sobre biodisponibilidade para estimar se o organismo humano consegue absorver os micronutrientes presentes nas cultivares melhoradas.

Com o aval dos Comitês de Ética das universidades, os pesquisadores estão avaliando a aceitação aos alimentos mais nutritivos, como em Sergipe, onde mandioca, batata-doce e feijão-caupi já estão sendo testados na merenda escolar. Outras equipes do projeto buscam o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado (pães, snacks e farinhas pré-cozidas para sopas instantâneas e mingaus), que ampliam a oferta de alimentos mais nutritivos.

Outra etapa igualmente importante é o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a conservação dos micronutrientes. Por isso, através de parcerias, a Rede BioFORT trabalha no desenvolvimento de embalagens para, principalmente, garantir a conservação dos micronutrientes nos produtos processados.

Todo esse esforço ganha visibilidade com as ações de comunicação e sensibilização dos públicos de interesse do programa de biofortificação brasileiro. A equipe da Rede BioFORT promove com frequência eventos como palestras, seminários e dias de campo para produtores rurais, empresários, pesquisadores e demais interessados. Os principais resultados e atividades são motivo de matérias na mídia (rádio, TV, jornais, revistas e internet) e isso tem contribuído para o estabelecimento de novas parcerias, na transferência de tecnologia e na conquista da empatia de formadores de opinião.