10 apps gratuitos para impulsionar a sua agricultura de precisão

10-apps-gratuitos-para-impulsionar-a-sua-agricultura-de-precisão

A agricultura de precisão tem muitas vezes sido interpretada como algo intangível na vida do pequeno e até médio produtor. Frequentemente vem sendo relacionada a equipamentos caríssimos e importados. Isto está longe de ser verdade, a própria Embrapa procura desmistificar essa realidade ao abordar cada vez mais a agricultura de precisão como um conceito ligado ao aprimoramento gerencial na propriedade rural, com o objetivo de usar a análise de dados para potencializar a produtividade.

Segundos números do Ministério do Desenvolvimento Agrário, 84% dos produtores rurais no Brasil pertencem à agricultura familiar. A tecnologia já está mais acessível a este perfil do campo, porém ainda vemos que poucos utilizam técnicas relacionadas à filosofia de agricultura de precisão.

Sabendo que a enorme maioria possui smartphones a seu dispor na lavoura, preparamos uma lista com 10 aplicativos gratuitos que irão permitir um melhor gerenciamento na propriedade rural. Aproveite!

1. Adama Alvo

Imagine um aplicativo capaz de ajudar na identificação de pragas, ervas daninhas e outras doenças. Pois bem, ele já existe, é o Adama Alvo. O app fornece os nomes e até as soluções para o problema encontrado nas culturas de milho, soja, algodão, trigo, cana-de-açúcar e café. O aplicativo não precisa estar conectado a internet para o pleno funcionamento, somente é necessário a conexão quando houver a intenção de compartilhar dúvidas com o suporte da Adama.

 

2. Weedscout

O Weedscout foi desenvolvido pela Bayer e é outra opção em aplicativos para a identificação de plantas daninhas. A alimentação do banco de dados é feita de forma colaborativa entre os usuários, tornando assim a ferramenta dona de um grande potencial informativo. Mais de 30 mil imagens foram tiradas para aprimorar o algorítimo e deixar o processo de reconhecimento das pragas muito mais preciso.

 

3. Caderno de Campo

Aplicativo gratuito muito elogiado por ser intuitivo e rápido. O Caderno de Campo permite uma melhor organização com as informações da sua rotina de trabalho na propriedade rural. Os dados ficam armazenados no sistema online e podem com isso gerar relatórios. Sua capacidade é resumida em três funções.

  • Apontamento da Produção
  • Monitoramento Integrado de Pragas
  • Levantamento Estatístico. 

O app está disponível apenas para sistemas iOS.

 

4. Adama HF

Outro aplicativo da Adama, desta vez o foco é em culturas de hortifruti. O Adama HF permite que você registre todas as suas atividades com os cultivos de hortifruti, criando assim um histórico completo. Informações atualizadas e um banco de imagens com aproximadamente 300 fotos fazem deste app uma excelente alternativa para a gestão dos alimentos produzidos pelo agricultor.

 

5. BASF Agro

O aplicativo BASF Agro é outro app pensado para os que encontram dificuldades no manejo eficaz contra pragas e doenças. Fichas de segurança podem acessadas mesmo em modo offline, o que garante ao app destaque na gestão à base de dados. Excelente dica para você dar mais um passo rumo à adoção de práticas de agricultura de precisão.

 

6. AgroPocket

Uma excelente ferramenta para a simplificação dos cálculos relativos a calagem e a adubação. O AgroPocket funciona como uma calculadora que, após inseridas as informações sobre a análise de solo, fornece as recomendações necessárias.

 

7. BioLeaf

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o aplicativo BioLeaf visa calcular a região foliar afetada por insetos. Isto permite que os agricultores tenham ideia do nível de infestação e a quantidade necessária de inseticida a ser aplicado. O app produzido no Brasil, já está disponível em quatro idiomas.

 

8. e-Laudo

O aplicativo é direcionado para os que trabalham com a emissão de laudos sobre propriedades rurais. Agricultores que também trabalham com assistência técnica e consultoria podem usufruir do app a fim de eliminar o constante uso de papéis e adotar de vez uma eficaz organização dos laudos. As informações no e-Laudo são padronizadas e armazenadas digitalmente, permitindo a consulta offline.

 

9. Dose Certa

Este app foi feito para a dosagem correta de fertilizantes. A partir de coletas realizadas pelo próprio produtor, as informações no Dose Certa são calculadas para que se extraia um resultado otimizado, evitando o desperdício e a falta de fertilizantes na lavoura.

 

10. Climatempo

Não poderia deixar de citar um app capaz de fornecer previsões do tempo, não é? O aplicativo Climatempo vai permitir que você tenha um melhor controle do cenário climático que irá atingir a sua propriedade. Desta forma menos surpresas terão impacto naquilo que depender das condições climáticas.

 

A agricultura de precisão democratizou-se demais ao longo dos anos. Hoje já existem alternativas para os vários perfis de agricultores. Os smartphones são excelentes ferramentas ao proporcionarem um fácil manuseio e amplo acesso a essas tecnologias tão impactantes para a gestão de uma propriedade rural. O ambiente rural também acompanha a modernidade e o avanço digital que nos cerca diariamente. Diversas outras tecnologias vêm ganhando enorme destaque entre os produtores. Aproveite e leia este outro artigo para saber mais sobre as últimas novidades do campo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *