Parceria busca oferecer merenda mais nutritiva para estudantes

teresina-panorama-biofort-noticias

Produzir alimentos mais nutritivos e reforçar a merenda escolar. Esse é o objetivo da parceria formalizada entre a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e a prefeitura de Capim Branco, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O convênio firmado prevê que a Embrapa repasse sementes e ramas de cultivares com maiores teores de nutrientes desenvolvidos pelo projeto Biofortificação no Brasil (BioFORT). Esses materiais serão multiplicados e, em seguida, plantados por agricultores familiares de Capim Branco. Os alimentos produzidos irão para as mesas das cantinas das escolas da rede Municipal de Ensino.

O termo de compromisso que prevê a cooperação foi assinado durante o Curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Capim Branco e o Conselho de Alimentação Escolar nessa terça-feira, dia 23.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Jason de Oliveira Duarte, ressaltou que a parceria é uma iniciativa pioneira na região e destacou a importância do município estar engajado em fornecer alimentos mais nutritivos para suas crianças.

A secretária Municipal de Educação de Capim Branco, Karine Andrade, afirmou empenho para melhorar a qualidade da merenda escolar. “Aluno bem alimentado tem rendimento melhor”, frisou a secretária. Cerca de mil estudantes devem ser beneficiados com a inclusão dos produtos mais nutritivos na merenda.

A parceria prevê a instalação de uma unidade de produção para multiplicação das cultivares do projeto BioFORT e disponibilização de sementes e ramas a agricultores familiares selecionados. Devem ser produzidos feijão, mandioca, milho, abóbora e batata-doce biofortificados. Os agricultores, por sua vez, devem se comprometer a retornar a produção à Prefeitura, que comprará os alimentos para utilizar na merenda escolar.

Biofortificação

A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas. O objetivo da biofortificação é garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A em produtos que fazem parte da dieta da população.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br