Caupi emerge como um dos principais alimentos do mundo

caupi-biofort-noticias

Dr. B.B. Singh, da Texas AM University, que trabalha há 27 anos com a cultura do feijão-caupi (cowpea) na Índia e nos EUA, afirmou que o caupi será um dos principais alimentos do século XXI e previu que será o mais importante cultivo nos próximos anos, entre outras razões por sua precocidade, pois está pronto para colheita em 60 dias.

Originário do sul da África, o feijão-caupi está em todo o mundo e o Brasil é um dos maiores produtores. As pesquisas e melhoramentos da cultura têm introduzido novas variedades com maturação precoce e resistência a pragas e, segundo Dr. Singh, o Brasil tem contribuído destacadamente neste âmbito com um dos melhores trabalhos do mundo, em benefício dos produtores.
Diferentemente de outras culturas, que cresceram pouco, o feijão-caupi tem tido uma grande expansão na área cultivada e produtividade em função de fatores como maturação precoce, ampla adaptação, resistência a pragas, uso diversificado e por ser um alimento saudável. Novas variedades apresentam características como 30% de teor proteico; alta produtividade, tolerância à seca e ao calor, assim como melhorias de cor e textura.

Graças ao Harvest Plus, variedades com maiores teores de nutrientes tem sido oferecidas aos produtores. Também a alimentação animal tem sido beneficiada com a expansão da produção pois as folhas do feijão caupi tem alta digestibilidade e teor proteico.
O sucesso da associação com outras culturas tem facilitado sua adoção por produtores de diversos países, em associação com soja, como no Brasil; com milho, nos EUA; com trigo e arroz, na Índia.
Dr. B.B. Singh encerrou sua palestra deixando uma mensagem aos participantes da IV Reunião de Biofortificação: “Tragam o caupi no coração para se alimentar e plantar”.

Jornalista: João Eugênio (MTb 19276 RJ) – Embrapa Agroindústria de Alimentos
Tel. 21 3622-9737
joao@ctaa.embrapa.br