Técnicos e produtores de Coroatá – MA participam de curso sobre sistemas de irrigação por gotejamento

6-img_1805

Na última quinta-feira (06/11) o município de Coroatá, no Maranhão, recebeu um curso que teve como objetivo capacitar técnicos e produtores locais para a montagem de sistemas de irrigação por gotejamento em unidades de produção de culturas biofortificadas. Historicamente, o estado do Maranhão sempre apresentou índices pluviométricos satisfatórios para a produção agrícola, porém a realidade tem mudado na última década com a decorrente redução pluviométrica e distribuição irregular das chuvas, que refletem diretamente na produção da agricultura familiar.

O novo quadro trouxe consequências como a redução alarmante do plantio de espécies que tem maior necessidade de água. O arroz foi a cultivar que sofreu maior desistência em áreas de pequenos produtores, seguida pelo milho, banana e diversos outros cultivos de elevada hidro dependência.

Neste contexto, procurou-se identificar alternativas que viabilizassem a produção em áreas de agricultura familiar, levando a implantar no Maranhão, Unidades de Segurança Produtiva. Essas unidades são baseadas em sistemas de irrigação por gotejamento, e contam com um baixíssimo consumo de água, o que possibilita entre 3 a 5 safras por ano, dependendo da espécie cultivada. O curso prático aproveitou a água de um barreiro, mas é bom lembrar que poderia ter se utilizado outras fontes de água, como poços, lagoas ou rios, desde que verificados as normativas legais ao seu uso (licenças ambientais).

Diante do sucesso do curso, a demanda para novos treinamentos em outros municípios foi imediata. Restam agora buscar alternativas que tornem possível a ampliação do número de produtores com acesso às Unidades de Segurança Produtiva, com kits de irrigação e capacitação de manejo.