Seminário de biofortificação esclarece questões de imprensa e pesquisa

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]foto1

Na última semana, o Seminário Internacional de Biofortificação para Jornalistas, evento esse ocorrido em Valledupar, El Cesar-Colômbia, procurou estreitar as relações entre pesquisa e imprensa, colocando em contato pesquisadores e jornalistas que puderam contar sobre suas experiências no ramo da biofortificação e ainda tecer explicações técnicas, cada um na sua área de atuação. Representando a Embrapa e a Rede BioFORT estiveram presentes os pesquisadores  José Luiz Viana e Marília Nutti, junto dos jornalistas Raphael Santos e José Heitor Vasconcellos.

Realizado em dois dias, a primeira parte do seminário abriu espaço para apresentações realizadas na Fundação Universitária de Andina, que serviram para explicar os conceitos e características da biofortificação, além da ciência da comunicação utilizada para abordar esse tema, trazendo estudos de casos que obtiveram sucesso em transmitir a mensagem produzida nos meios de comunicação. Houve também painéis compostos por quatro a cinco especialistas que guiados por um moderador falaram das diferenças entre biofortificados melhorados convencionalmente e transgenia. Na vez dos jornalistas comporem o painel, estes dialogaram com o público sobre suas experiências vivenciadas no jornalismo científico e o melhor modo em se divulgar projetos de demasiado conteúdo técnico sem comprometer o impacto da informação ao público-alvo.

A segunda parte do evento ocorreu logo no dia seguinte com um movimentado dia de campo na Corporação Colombiana de Pesquisa Agropecuária (Corpoica), onde o diretor Mario Augusto Zapata fez uma breve apresentação sobre a missão e os valores da empresa, para depois levar os presentes às Unidades Demonstrativas de três cultivares melhorados através da biofortificação; feijão comum, batata-doce e mandioca. Além da presença da imprensa local, também participaram da visita ao centro de pesquisa, produtores rurais, dentre eles, Luiz Gutierrez, que recebeu das mãos do jornalista José Heitor Vasconcellos, uma camisa da Rede BioFORT.

O portal de comunicação Valledupar Notícias produziu uma vídeo-matéria que pode ser conferida através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=cl83urVBuOo.[/vc_column_text][vc_gallery type=”image_grid” interval=”0″ images=”1207,1242″ onclick=”link_no” custom_links_target=”_self” img_size=”270″][/vc_column][/vc_row]