São Miguel do Tapuio-PI realiza dia de campo de batata-doce biofortificada

sao-miguel-do-tapuio-biofort-noticias

Na última sexta feira, dia 25 de outubro, foi realizado um dia de campo de batata-doce biofortificada no Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso (CEEPRU) em São Miguel do Tapuio, Piauí. Estiveram presentes representantes da Embrapa, diretores do Sindicato de Trabalhadores Rurais, técnicos da Emater-PI, secretários municipais, vereadores e jovens produtores rurais em formação técnica junto à seus pais.

Um fato curioso é o de que os alunos responsáveis pela unidade de batata-doce onde o evento foi realizado, são os do curso de hospedagem, que precisavam conhecer a batata desde o processo produtivo até o processamento, para agregação de valor. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer a colheita amostral para verificar na pratica a produtividade, e logo depois foram servidos diversos pratos à base de batata-doce biofortificada como: bolos, pães, biscoitos, doce, brigadeiros e o maior destaque do dia, a lasanha de batata-doce biofortificada.

O Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Marcos Jacob, responsável por essa mesma área em toda a rede do projeto BioFORT, esteve presente e ficou deslumbrado com a produção dos jovens.

“O que mais chamou a atenção foi a excelente produtividade. Alcançou 70 toneladas por hectare, bem superior à média nacional que e de 8,7 ton./hectare, superando as expectativas na região.” – Comenta.

Dar aos jovens a responsabilidade de conduzir a pratica da produção, do processamento e o dia de campo na escola faz parte da estratégia de transferência de tecnologia da Rede BioFORT.

Você pode conferir mais imagens do evento na nossa rede social : facebook.com/RedeBioFORT.