Rede BioFORT promove eventos no interior do Piauí

logo-biofort

A Rede BioFORT está com sua agenda movimentada durante esta semana (31/08 a 04/09). São quatro eventos com foco na produção e processamento de produtos biofortificados que serão realizados nos municípios de Lagoa do Sítio, Picos e Oeiras, todos no Piauí.

O primeiro evento, já ocorrido no dia 31 de agosto, foi o curso sobre processamento de produtos biofortificados, cujo objetivo era capacitar os participantes sobre o processamento e agregação de valor da batata-doce, feijão e milho biofortificados. O curso teve como público merendeiras, produtores rurais, técnicos e estudantes de áreas afins. As aulas foram conduzidas pelas consultoras Viviane Maria Ferreira da Silva e Maria Madalena Vieira da Silva, no Centro Educacional do Pronatec, em Lagoa do Sítio.

Já no dia 1º de setembro será a vez dos técnicos, professores, produtores de referência e estudantes participarem do Dia de campo sobre produtos biofortificados. O evento visa apresentar informações agronômicas para o cultivo de batata-doce, feijão e macaxeira biofortificados e suas vantagens para uso na agricultura familiar. Será realizado nas localidade Gameleira, também em Lagoa do Sítio.

No dia 02 de setembro a programação continua com a Reunião para articulação com a empresa de extensão rural, Emplanta. Durante o encontro será proposta a ampliação das ações em parceria com a instituição na região do Vale do Guaribas – PI. A reunião acontecerá no escritório da Emplanta, em Picos.

Na quinta-feira (04 de setembro) a programação da semana será concluída com a realização do Dia de campo sobre produção de feijão-caupi biofortificado Aracê, no Assentamento Caldeirão, em Oeiras. O evento tem como objetivo apresentar informações agronômicas sobre o cultivo do feijão-caupi biofortificado e suas vantagens para uso na agricultura familiar. O dia de campo é voltado para técnicos, professores, produtores de referência e estudantes. Na estação 01, os participantes receberão informações agronômicas e nutricionais sobre a cultura; em seguida, na Estação 02, será feita uma colheita amostral no campo (vagens) e na Estação 03 será apresentada a avaliação dos resultados produtivos e qualidade do produto. Em seguida, ocorrerá a discussão final e a entrega de sementes.

Os eventos são coordenados pelo analista de transferência de tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Marcos Jacob Almeida; pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Marília Nutti e por Edivar dos Santos Veloso Filho e Francisco Gildevan Sousa, numa parceria entre Embrapa, Emplanta, Banco do Nordeste, Secretaria de Educação do Estado, CTT, Codevasf e Aefapi.

 

Texto:
Eugênia Ribeiro (MTb 1091 / PI)
Embrapa Meio-Norte
meio-norte.imprensa@embrapa.br
Telefone: 86 – 3198-0641