Projeto BioFort avança em 59 municípios

estudantebatatadoce

O Projeto BioFort, na versão transferência de tecnologias, avança em 2014 e alcança mais dois municípios: Lagoa do Sítio, no Piauí; e Santa Quitéria, no Maranhão. Agora já são 59 municípios em nove estados. O Piauí lidera com 42 municípios, seguido por Minas Gerais, com seis; e o Maranhão, que tem cinco.

As ações do projeto são desenvolvidas também em 26 escolas agrícolas. Dezoito são do Piauí, três de Minas Gerais, duas no Maranhão e mais três nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. O projeto já melhora a vida de 280 pequenos produtores. A maioria é no Piauí, com 258. Minas Gerais tem 15, Bahia três, Maranhão dois. Rondônia e o Pará  participam com apenas um produtor em cada estado.

Nesta sexta-feira 07, o município de Lagoa do Sítio, na região Centro-Norte do Piauí, a cerca de 250 quilômetros de Teresina, receberá técnicos da Embrapa Meio-Norte para divulgação e demonstração de métodos do projeto.

Será um dia-de-campo com o tema Batata-Doce Biofortificada. O evento começa às 7h30, na localidade Gameleira, no sítio dos pequenos produtores Maria Dolores e Aldemir Sepúlveda. A programação prevê o repasse de informações agronômicas sobre a batata-doce bioforticada,  colheita de ramas, separação por categoria, pesagem, distribuição e degustação de produtos.

O evento será aberto pelo prefeito José de Arimateas Rabelo. São parceiros da Embrapa Meio-Norte nessa ação o Banco do Nordeste, CODEVASF, SEDUC, Associação  das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, Fundação Santa Ângela, Fundação Dom Edilberto, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Associações de produtores.