Projeto AgroNutre Panamá já possui ao todo dez cultivares biofortificados lançados

agronutre_panam

O projeto de biofortificação AgroNutre Panamá atualmente já tem lançado quatro variedades de milho com maiores teores de pró-vitamina A, além de quatro variedades de arroz e duas de feijão contendo maiores teores de ferro e zinco. De acordo com as últimas avaliações sensoriais realizadas em janeiro, os consumidores têm aprovado as novas culturas, que não apresentaram diferença em relação as cultivares convencionais.

O projeto é uma iniciativa do Governo Nacional, coordenado através do Instituto de Investigação Agropecuária do Panamá (IDIAP), que desde 2005 realiza no país trabalhos de análises em alimentos como milho, arroz, feijão e batata-doce que apresentam maior quantidade de micronutrientes. Produtos ricos em ferro, zinco e pró-vitamina A serão liberados a diversas famílias e escolas, como parte da política de desenvolvimento social do AgroNutre. No futuro, pretende-se realizar trabalhos envolvendo mandioca, abóbora e feijão caupi.

A Rede BioFORT apoia o projeto AgroNutre e já o enxerga como uma poderosa ferramenta no combate à fome oculta na América Central