Programa Produtores do Futuro dá os primeiros frutos em Oeiras

Programa Produtores do Futuro, uma cooperação entre Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Banco do Nordeste e Embrapa, dá seus primeiros frutos em Oeiras. Os alunos começam a aplicar a transferência de tecnologia dos alimentos biofortificados em suas propriedades.

A Escola Família Agrícola, em Oeiras, é uma das escolas que implantaram o projeto e veem alunos como o Flávio Costa aplicar na prática os conhecimentos aprendidos. “O sistema de irrigação foi conseguido através do projeto. Coloquei a fita suspensa de forma a melhorar a irrigação e evitar danos mecânicos durante os tratos culturais”, relata o aluno-agricultor.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira “é um compromisso do governador Wilson Martins fortalecer todas as medidas pela educação do campo, através do desenvolvimento da educação profissional. Além deste projeto, a construção de mais sete escolas agrotécnicas, parcerias o Colégio Agrícola da Universidade Federal do Piauí, implantação de cursos à distância para o setor e formação específica de professores reafirma o nosso compromisso com a melhoria da educação profissional do campo do Piauí”.

O Projeto Produtores do Futuro tem por finalidade implantar unidades de transferência de tecnologia-UTTs nas escolas agrotécnicas e família agrícola, proporcionando alternativas para a inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida através do trabalho com a biofortificação de alimentos.

Fonte: Portal Integração