Melhoramento genético do feijão-caupi é destaque em evento

caupilinhagens2013-1

Três importantes trabalhos do Programa de Melhoramento Genético de Feijão-Caupi, liderado em rede nacional pela Embrapa Meio-Norte, serão mostrados nesta sexta-feira (08/11), durante um dia-de-campo, na sede da Unidade, em Teresina. O Chefe-Geral da Unidade, Luiz Fernando Leite, abre o evento às 7:30 horas.

Na primeira estação, serão apresentadas as linhagens que estão em fase de avaliação final para lançamento como cultivares. O analista Adão Cabral mostrará dois grupos de linhagens. Um, de porte semi prostrado, e o outro, de porte ereto e semi-ereto.

A novidade nesses dois grupos, segundo o pesquisador Kaesel Damasceno, “é a grande quantidade de linhagens com grãos tipo Sempre Verde, que apresentam porte semi-ereto”. Ele lembra que o mercado brasileiro, até o momento, “não dispõe de cultivares registradas no Ministrério da Agricultura associando esse tipo de grão e porte”.

Na segunda estação, o foco é nas linhagens de feijão-caupi tipo Fradinho para exportação. Kaesel Dasmasceno ressalta que esse tipo comercial “está entre os mais demandados para a cultura do feijão-caupi no Brasil”. Segundo ele, essas cultivares estão entre as preferidas do mercado internacional. “Elas têm porte ereto e o tamanho dos grãos está acima da média das cultivares disponíveis no mercado brasileiro”, destaca.

A terceira e última estação do evento, mostrará a mecanização no programa de melhoramento do feijão-caupi. Nela, o técnico agrícola Francisco Mauro de Souza falará da importância da mecanização no cultivo, quando há pouca mão-de-obra, principalmente na colheita. Será mostrado também a importância da obtenção de linhagens com arquitetura que favoreça a mecanização da cultura.

O dia-de-campo é destinado a técnicos, extensionistas, estudantes e aos empregados da Unidade. O evento, que é apoiado pelo o Emater, será coordenado pelos analistas José Câmara e Adão Cabral e pelo técnico agrícola Francisco Mauro de Souza.

Mais informações pelos telefones (86) 3089-9215 e (86) 3089-9256.