HarvestPlus lança ferramenta online para ajudar na decisão de futuros investimentos em biofortificação

jhpbf

O programa de pesquisa HarvestPlus acaba de lançar essa semana uma ferramenta online interativa (http://www.ifpri.org/tools/bpimappingtool) denominada Biofortification Priority Index (BPI), que permitirá aos interessados enxergar onde e em quais culturas biofortificadas realizar investimentos estratégicos.

A ferramenta trabalha através da inserção de critérios de pesquisa por meio de três menus suspensos. Os usuários podem classificar e visualizar os resultados em um mapa codificado por cores de acordo com a cultura, região e prioridade para o investimento. Os resultados são classificados com base em uma combinação de dados de produção, de consumo e de deficiência de micronutrientes.

O BPI será útil para os interessados na tomada de decisões de investimento em biofortificação acelerando os ganhos na redução da deficiência de micronutrientes. Embora atualmente se limite a dados em nível nacional, a ferramenta é esperado para evoluir ao longo do tempo com a adição de mais informações para consulta.

O BPI chega no momento em que a biofortificação está atraindo um maior reconhecimento como estratégia viável para melhorar o estado nutricional das populações dependentes da produção de alimentos básicos para a subsistência. Logo após a Segunda Conferência Mundial sobre Biofortificação, realizada em Ruanda no ano passado (2014), vários países e organizações se comprometeram a apoiar a ampliação e entrega de cultivos biofortificados, provocando uma aliança com suas políticas nacionais de nutrição e de agricultura.

Mais detalhes sobre os dados e metodologia por trás do BPI estão disponíveis no link abaixo:
http://www.harvestplus.org/sites/default/files/working%20paper%20_11_web_0.pdf