HarvestPlus e músicos de Ruanda promovem videoclipe sobre feijão biofortificado no país

matria msicos ruanda

O programa de pesquisa HarvestPlus, junto com músicos de destaque de Ruanda, vêm promovendo uma melhor conscientização nutricional através de um videoclipe (https://www.youtube.com/watch?v=fo6449Rd3I0) recém-lançado a respeito dos benefícios do feijão biofortificado.

A música exalta a melhoria nutricional fornecida pela cultivar, que é mais rica em ferro. Cerca de 40% das crianças em Ruanda sofrem com deficiência desse nutriente no organismo, levando em muitos casos a provocar diminuição no nível de energia, concentração, capacidade de aprendizagem e resistência a doenças.

Feijões são tradicionalmente alimentos pertencentes à cesta básica do país e consumidos diariamente. Os biofortificados apresentam 15% a mais de ferro do que os convencionais, podendo fornecer a mulheres e crianças praticamente metade da quantidade necessária ao organismo.  Além de Ruanda, eles vêm sendo disponibilizados em outros países da África, como República Democrática do Congo e Uganda.

O segundo atrativo está na produtividade. Uma colheita com cultivares biofortificados de feijão garante muitas vezes o dobro do acostumado a se ter com a produção das cultivares convencionais.

Mais de meio milhão de agricultores ruandeses já estão produzindo essas culturas, que foram primeiramente distribuídas pelo governo em 2011. “Nós tivemos um sucesso tremendo até agora no sentido de distribuir esses feijões, mas queremos alcançar um público muito mais amplo pelo país.” disse Lister Katsvairo, responsável por liderar o escritório do HarvestPlus em Ruanda. “Esses feijões biofortificados estão agora fazendo o seu caminho em direção ao supermercados das áreas urbanas, portanto estamos lançando uma campanha para conscientizar os consumidores. Nós trabalhamos com os melhores músicos de Ruanda, que atendem a todos os gostos musicais, indo do AfroPop, Rap e R&B (Rhythm and Blues). Quem melhor para espalhar esta mensagem de como esse feijão pode melhorar a nutrição e a saúde?”  Conclui Mr. Katsvairo.

A campanha levou os músicos King James, Miss Jojo, Riderman, Tom Close, e Urban Boyz a realizarem uma série de shows ao redor de Ruanda, onde puderam se apresentar para mais de 30 mil pessoas. Durante as apresentações era possível conhecer e até adquirir as sementes biofortificadas de feijão.

“Nós estamos trazendo boas notícias para todos os ruandeses que terão suas vidas mudadas quando começarem a ouvir a canção, porque isso traz conhecimento a respeito dos benefícios de plantar e consumir esses feijões ricos em ferro. Nós esperamos que isso mude a vida de diversas pessoas que moram em Ruanda”. Disse King James, músico de R&B.

“Isso foi uma chance para nós de ensinar as pessoas sobre como se manterem saudáveis consumindo o que é necessário para o organismo. Nós viemos juntos para ter certeza de que estamos dizendo adeus à má nutrição.” Afirma o rapper Riderman.

Ruanda foi o primeiro país na África a oficializar o lançamento dos cultivares de feijão melhorados convencionalmente (sem transgenia). O HarvestPlus tem trabalhado com diferentes parceiros para poder implantar esse tipo de variedade no país. O Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) contribui para o desenvolvimento de mais variedades de feijões ricos em ferro, que estão também sendo distribuídos para produtores rurais na República Democrática do Congo e em Uganda. Já a produção do videoclipe foi feita em conjunto com o Comitê de Agricultura de Ruanda (RAB, em inglês).

O HarvestPlus possui também uma parceira consolidada no Brasil com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que é responsável por englobar todos os projetos de biofortificação de alimentos no país, juntando-os através da Rede BioFORT, cuja liderança é feita pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Marília Nutti. Três variedades de feijões ricos em ferro foram lançadas no país, são elas BRS Pontal, BRS Cometa e BRS Agreste.

*Texto: Vidushi Sinha, Laetitia Umulisa e Raphael Santos