Dia de Campo em Tanque-PI tem alta produção de batata-doce biofortificada

batata-doce_tanque_11-06

Em dia de campo realizado no município do Tanque-PI, dia 11 de junho, foi possível observar os altos valores de produção obtidos com a colheita de batata-doce biofortificada. A safra gerou 3,9 kg por metro quadrado, um dado que, elevado a proporções de grande escala, equivale a 39 toneladas por hectare, lembrando que a média nacional do cultivar é de 8 toneladas por hectare. A produtividade é ainda mais animadora ao atentarmos para a seca que abateu a região nos últimos 15 dias.

Além da batata-doce, a mandioca melhorada convencionalmente também foi tema do dia de campo, que contou com apresentação do histórico do projeto na cidade e os avanços obtidos até o momento. Também se repassaram informações agronômicas sobre as culturas e, em seguida, realizada a colheita amostral. Diversos produtos derivados desses cultivares foram servidos para degustação, reflexo do curso de processamento de produtos biofortificados propiciado pelo projeto no mês de maio deste ano.

Ao final, houve tempo para discutir os resultados constatados no campo, tendo como consequência a proposta de ampliação das ações no município com o objetivo de atender a demanda da prefeitura para uso na alimentação escolar.

Estiveram presentes 83 pessoas, entre técnicos, produtores, representantes da EMPLANTA, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), EMATER-PI, PRONATEC, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeito, vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Tanque e alguns articuladores da Rede BioFORT.