Cooperação para transferência de tecnologia é fortalecida em treinamento no Panamá

foto-site

Durante o período de 01 a 06 de dezembro, ocorreu no Panamá o treinamento para técnicos de comunicação e extensão envolvidos no projeto AgroNutre, homólogo do BioFORT. Coordenado pelo analista da Embrapa Meio Norte, Marcos Jacob, a atividade permitiu elaborar uma proposta de articulação para os processos de difusão e transferência de tecnologia para o Panamá.

A proposta prevê ações conjuntas entre as diversas instituições presentes, de forma que as tecnologias geradas pela pesquisa cheguem aos pequenos produtores através dos técnicos de assistência (ATERs), além da participação de instituições na compra e na produção de sementes. O papel da comunicação foi considerado transversal e de extrema importância para a qualidade das informações, fortalecimento da rede e visibilidade das ações.

Organizado pelo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Panamá e com apoio do HarvestPlus, a ação foi de extrema importância para a pesquisa agropecuária e consequentemente para a sociedade brasileira, uma vez que foram discutidas questões relativas às estratégias de transferência de tecnologia no Brasil e no Panamá, resultando em troca de experiências entre os dois países.

O último dia contou com um dia de campo em uma área de pequenos produtores que cultivam arroz, milho e feijão biofortificados. Muito interessante ressaltar a curiosidade dos mesmos quanto às características da agricultura familiar no Brasil.

A experiência brasileira em transferência de tecnologia tem chamado a atenção de diversos países da América Latina e África. Em agosto desse mesmo ano, um curso sobre avaliação quantitativa do teor de carotenoides em cultivares de mandioca biofortificada foi realizado em Mvuazi, na República Democrática do Congo.