Biofortificação é um dos temas de relatório anual do A4NH

annualreporta4nh

O Programa de Pesquisa em Agricultura para a Alimentação e Saúde (A4NH) já tem o seu relatório anual referente ao ano de 2012, disponível na seguinte página da web http://www.ifpri.org/publication/path-better-nutrition-health.  A publicação conta com diversos temas, dentre eles a biofortificação, a qual é apontada como um passo fundamental para a extinção da “fome oculta” nas populações com maior risco no mundo. Caso queira baixar o documento diretamente, basta acessar o link: http://www.ifpri.org/publication/path-better-nutrition-health.

O relatório lembra que o Instituto de Pesquisa HarvestPlus entrará em 2014 na sua terceira fase do projeto de biofortificação, tendo como objetivo aumentar o seu portfólio de produtos agrícolas biofortificados. Ao final de 2013, a previsão é de que o instituto tenha consiguido distribuir esses cultivares em nove países, para aproximadamente meio milhão de pessoas.

“Através da nossa parceria com o A4NH fomos capazes de expandir a biofortificação para os principais alimentos da cesta básica, que compõem as dietas de populações mais necessitadas da América Latina e do Caribe e, em seguida, compartilhar essas tecnologias em todo o mundo “. Afirma a pesquisadora e coordenadora da Rede BioFORT, Marília Nutti, para a publicação.

O A4NH é coordenado pelo Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), que criou o programa com o objetivo de apoiar especificamente os estudos envolvendo a melhoria da nutrição. O Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas de Alimentos (IFPRI) é um dos 15 centros de pesquisa membros do CGIAR, e constantemente vem contribuindo com o A4NH.