BioFORT participa de Mostra de Agricultores em Sergipe

not201303051302cf

A rede BioFORT, graças à parceria com a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Moita Bonita (Cooperafes), esteve presente na 1ª Mostra e Encontro de Agricultores Familiares e Gestores da Educação do Estado de Sergipe, realizada dia 31 de janeiro na cidade de Moita Bonita, Sergipe.

Estiveram presentes cerca de 150 participantes entre gestores públicos municipais, operadores da política de segurança alimentar e nutricional do Estado e agricultores já engajados no programa de fornecimento de alimentos para merenda escolar de diversos municípios de Sergipe.

O BioFORT marcou presença por meio da disponibilização de folders, exposição de pôsteres e recepção do público no stand. A analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Geovania Manos, compôs a mesa de abertura e pôde trazer à Mostra maiores informações sobre a biofortificação de alimentos. Atualmente escolas municipais de seis estados do país adquirem produtos biofortificados em suas merendas escolares.

“Tivemos a oportunidade de falar sobre os esforços da Rede BioFORT e nosso empenho para que os agricultores possam plantar os produtos biofortificados e fornecê-los às escolas, integrando a Rede à essa política pública (aquisição de alimentos da agricultura familiar) que é referência mundial de incentivo à produção da agricultura familiar local” – conta Geovania.

No decorrer do evento reforçaram-se as parcerias do BioFORT com a Cooperafes e o Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria do Estado da Educação de Sergipe com o intuito de iniciar as pesquisas de mercado consumidor da batata-doce biofortificada Beauregard. O estudo abrangerá o mercado tradicional e o institucional (PNAE e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos).

Foram disponibilizadas no evento 20 amostras de farinha granulada da batata-doce Beauregard, desenvolvidas por meio de uma pesquisa-ação coordenada pela pesquisadora Maria Urbana (Embrapa Tabuleiros Costeiros) em parceria com agricultores. A farinha oportuniza novas formas de aproveitamento da raiz, que é o principal produto da agricultura familiar naquele município. Todas as pessoas que tiveram acesso à amostra foram cadastradas seguindo o protocolo da rede BioFORT.

Texto: Tarcila Viana