BioFORT discute novas parcerias com municípios do RJ

foto-13-33

A Rede BioFORT em breve terá ações presentes em municípios do estado do Rio de Janeiro, como Pinheiral e Magé. O pesquisador José Luiz Viana de Carvalho tem se encontrado com os representantes de ambas as cidades, para discutir os planos do projeto e assim procurar identificar as melhores formas de inserir os alimentos biofortificados nas regiões.

Em Pinheiral, estiveram no encontro junto do pesquisador, o Prefeito José Arimathéa, o Secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural Marlon Sarubi da Silva e o Diretor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ – Campus Nilo Peçanha) Marcos de Castro Pena. A repercussão da parceria você pode conferir com mais detalhes na matéria veiculada pelo jornal Diário do Vale (http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,78646,Pinheiral-fecha-parceria-com-a-Embrapa.html#axzz2em5Rtabj).

O município de Magé já possui desde julho um convênio assinado pelo Prefeito Nestor Vidal, e agora aguarda as primeiras plantações de batata-doce, feijão-caupi (de corda) e mandioca biofortificados. A prefeitura da cidade destacou em seu site (http://www.mage.rj.gov.br/agricultura/1687-mage-fara-parte-do-programa-de-alimentos-biofortalecidos-da-embrapa) os principais benefícios que esses cultivares irão trazer para a população local mais carente de micronutrientes no organismo.

Os dois municípios vão seguindo o exemplo de Itaguaí, outro parceiro da Rede BioFORT e portanto, agente fundamental no desenvolvimento da alimentação escolar e da agricultura familiar.