Alto número de variedades biofortificadas lançadas é destaque em congresso tradicional de C&T

marilia-1-de-1

A pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos e líder da Rede BioFORT, Marília Nutti, falou nessa sexta-feira (26/09), durante o XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a respeito dos resultados que a biofortificação de alimentos vem alcançando no Brasil. O país já conta com cultivares de mandioca, feijão, milho, batata-doce e feijão caupi lançados oficialmente em território nacional.

Muitos cursos de processamento de alimentos têm sido ministrados pela Embrapa, principalmente no Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão, para merendeiras e produtoras rurais. Bolos de milho e biscoitos à base de batata-doce são algumas das receitas ensinadas aos interessados.

Pesquisas em andamento já dão passos importantes para que no futuro seja possível ocorrer o lançamento de culturas biofortificadas de abóbora, trigo e arroz.

A linha de biofortificação trabalhada pela Rede BioFORT tem como objetivo melhorar de modo convencional esses cultivares para que se aumente o teor de micronutrientes de pró-vitamina A, ferro e zinco, contribuindo consideravelmente no combate á fome oculta, que dentre os seus maiores agravantes estão doenças como anemia e cegueira infantil.

O primeiro dia de palestras do congresso trouxe esclarecimentos das diversas áreas de C&T (pesquisa, ensino, indústria e criação de fundações) para o público presente, com apresentações de representantes de instituições como North Dakota State University, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual de Campinas, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Instituto Federal Catarinense, Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidad de la República, Instituto de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Ceará, Universidade Tiradentes e Embrapa Meio Ambiente.

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos é o mais tradicional evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA). Em sua vigésima quarta edição este ano, o evento foi sediado na cidade de Aracaju, em Sergipe e continuará até o dia 29 de setembro.