2ª Conferência Global sobre Biofortificação tem início no final de março em Ruanda

second_global_conference

Durante o período de 31 de março a 2 de abril, a cidade de Kigali, em Ruanda, será sede da 2ª Conferência Global sobre Biofortificação. A discussão do evento irá girar em torno dos avanços feitos para a disponibilização de alimentos mais nutritivos à população, dos desafios que precisam ser superados e das oportunidades a serem enxergadas para um progresso, além de um maior compartilhamento das ideias entre os profissionais de diversas áreas.

Cerca de 300 representantes nacionais, regionais e internacionais de governos, empresas e sociedade civil foram convidadas a participar, incluindo formuladores de políticas de países da África, Ásia e América Latina, onde as culturas biofortificadas têm sido lançadas com sucesso. Representando o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estará presente no evento o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Esdras Sundfeld. A líder da Rede BioFORT, Marília Nutti (Embrapa Agroindústria de Alimentos), também participará, falando sobre o andamento das ações com cultivares biofortificados na América Latina e Caribe. Outros presentes nos dias serão o pesquisador José Luiz Viana (Embrapa Agroindústria de Alimentos), a nutricionista Andrea Galante (Programa Mundial de Alimentos) e a jornalista Fabíola Ortiz (IPS – Agência de Notícias).

Completam ainda a conferência, Mankombu Swaminathan, primeira pessoa a receber o Prêmio Mundial da Alimentação, Akinwumi Adesina, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República Federal da Nigéria, e Chris Elias, Presidente de Desenvolvimento Global da Fundação Bill & Melinda Gates, assim como diferentes partes interessadas, públicas e privadas, que trabalham nas áreas de agricultura, nutrição, saúde e outros setores-chave.