Reunião de biofortificação movimenta comunidade científica internacional em Teresina

reuniao-teresina-biofort-noticias

As pesquisas e estratégias de transferência de tecnologias, com avaliação dos impactos na vida de produtores e consumidores, vão dominar a programação da IV Reunião de Biofortificação no Brasil, que foi aberta neste domingo 10, às 18 horas, no centro de convenções do Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina.

O evento, que vai até o dia 15 deste mês e é uma realização da Embrapa, reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que são membros da rede de biofortificação no Brasil, América Latina, Índia, África e Estados Unidos; ligados à cadeia de produção do arroz, abóbora, feijão, feijão-caupi, mandioca, milho, batata-doce e trigo.

O pesquisador Maurício Antônio Lopes, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, fez a palestra de abertura. Ele falou sobre Alimentação, nutrição e inovação agropecuária – convergências e oportunidades.

Em seguida, foi a vez de Shivaji Pandey, diretor da Divisão de Produção e Proteção de Produtos Vegetais da FAO, fazer uma mensagem em video com o tema “A biofortificação é uma alternativa viável para melhorar a alimentação nos países em desenvolvimento?” Logo depois, foi apresentada a mensagem “Zinco salva crianças”, também em vídeo, do Projeto UNICEF.

A programação do evento tem palestras, painéis, visitas técnicas, reuniões, debates e simpósios. A temática vai da função do CNPq na pesquisa em agricultura, saúde e nutrição, passando pelo papel da agricultura frente às tendências em alimentação e impacto na nutrição e saúde; até a pesquisa em biofortificação no mundo (http://www.biofort.com.br/IV_Reuniao_Biofortificacao_programacao.php).

Entre pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas, técnicos de agroindústrias e empresários cerca de 200 pessoas estão participando da reunião. Cinquenta e três trabalhos na forma de pôsteres e 54 resumos dos palestrantes estão sendo apresentados. Os trabalhos serão publicados na forma de resumos expandidos nos Anais da reunião. Eles ficarão disponibilizados em CD-ROM e no site do Projeto BioFORT, no endereço www.biofort.com.br. Para quem perdeu as inscrições poderá acompanhar a reunião em tempo real através do blog (biofortblog.blogspot.com), twitter (@projetobiofort) ou facebook (Projeto Biofort).

Jornalista Fernando Sinimbu
Registro 654 MTb/PI
(86) 3089-9118
fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br
Embrapa Meio-Norte
Teresina – Piauí