Reportagens sobre a batata-doce Beauregard são exibidas no Globo Comunidade-DF

foto_9eb2bb4228752784f453d0011d00882e

No início de fevereiro deste ano (2012), duas reportagens do programa Globo Comunidade do Distrito Federal destacaram a batata-doce biofortificada de polpa alaranjada (Beauregard). A primeira matéria foca a produção da cultivar e suas características, comparando-a com a batata-doce comum, e a segunda ensina três receitas fáceis com a Beauregard de dar água na boca.

Embora tenha sido lançada em 2010, a batata-doce Beauregard é cultivada desde 2009 pela família Falqueto, cujos filhos têm o prazer em mostrar sua atraente coloração alaranjada aos seus amigos, que experimentam e aprovam. Além da coloração incomum, a raiz tem alta concentração de pró-vitamina A (115mg/100g de raiz), que chega a ser 10 vezes maior que a batata-doce comum (10mg/100g de raiz).

Além disso, a cultivar pode ser plantada em qualquer região do país, com exceção do inverno rigoroso da Região Sul. As técnicas de manejo e cultivo são as mesmas da variedade branca e seu custo de produção é baixo por não ser necessário o uso de herbicidas.

Por isto que técnicos da Embrapa recomendam a cultura como ideal à Agricultura Familiar. Wérito Melo, pesquisador da Embrapa Hortaliças, defende a escolha da batata-doce Beauregard: “A Região Nordeste é a que mais sofre com a carência de pró-vitamina A, a batata-doce é rústica, resistente à seca, fácil de produzir e faz parte da dieta do brasileiro”.

Para Fernanda Rausch, da Embrapa Hortaliças, o desafio maior é “promover a aceitação no mercado, para que a sociedade conheça melhor os benefícios da batata-doce de polpa alaranjada, aumentando assim a demanda por um produto diferenciado”. José calcula, que em média, vende uma batata-doce Beauregard a cada dez da variedade de cor branca.

Para que a variedade fique ainda mais disponível para produtores, Geovani Amaro, da Embrapa Meio-Norte, foca na “multiplicação das ramas para distribuição, através de parcerias do setor público e privado como Institutos Federas, Embrapa e Emater”. Segundo José Falqueto, pai da família, a cultivar da batata-doce de polpa alaranjada é “três vezes mais produtiva do que a de cor branca, sendo “limpa”, livre de viroses e é ligeira para produzir, produz mais no mesmo tempo que a outra, tem cor bonita e dá pra fritar, assar, fazer doce e até bolo”.

No segundo vídeo, a repórter Flávia Marsola encontrou com Rosa, Engenheira de Alimentos, no Instituto Federal de Brasíla para ensinar três receitas com a polpa da batata-doce de polpa alaranjada.

A primeira receita é de como se fazer um bolo com a Beauregard, com os ingredientes:

  • 300g de batata-doce biofortificada de polpa alaranjada triturada no liquidificador
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de fermento em pó

Primeiro lave a raiz, sanitize-a e corte-a, após o corte, triture a polpa no liquidificador. Ainda no recipiente, acrescente a xícara de óleo, os três ovos inteiros, as xícaras de açúcar e bata no liquidificador. Após, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, bata por mais alguns segundos. Em seguida, unte e polvilhe a forma de bolo, despeje a massa homogeneizada e leve ao forno, já aquecido a 180°C por 30 minutos.

A segunda receita trata de uma mousse feita com a batata-doce de polpa alaranjada:

  • 400ml do suco de polpa da batata-doce biofortificada
  • 12g de gelatina incolor
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

Para não perder a pró-vitamina A da Beauregard, o ideal é utilizar uma processadora para obter o suco da batata, ou bater no liquidificador os pedaços da raiz e depois coar. Acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogeneizar. Coloque num recipiente e deixe na geladeira por 4 horas para tomar a consistência de mousse. Como o produto não vai ao fogo, não se perde tanta quantidade de nutrientes.

A terceira receita nos ensina a fazer um biscoito com a batata-doce Bareugard:

  • 1 xícara de polpa de batata-doce de polpa alaranjada triturada
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Coloque a farinha de trigo numa assadeira e acrescente a polpa da batata-doce biofortificada, o açúcar, o ovo e a margarina. Misture tudo com as mãos. Não há necessidade de soltar muito a massa, pois não é um biscoito que precisa crescer. Após mexer um pouco, adicione o fermento. A massa tem que tomar uma consistência de forma que dê para enrolá-la na mão. Se ela não chegar a este ponto, adicione mais um pouco de farinha de trigo e continue a amassá-la. Após, unte as mãos com óleo para enrolar os biscoitos, dando o formato que preferir. Coloque na forma untada e leve ao forno já a 180°C por 20 minutos.

Para fazer a batata-doce de polpa alaranjada cozida, basta deixá-la fervendo por apenas 13 minutos, pois ela tem uma capacidade maior de absorver água do que a de variedade branca, tendo um tempo de cozimento menor.

As duas reportagens ainda foram aproveitadas, de forma bem resumida no Globo Rural. Confira os vídeos nos links abaixo (copie e cole em seu navegador):

http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/t/todos-os-videos/v/globo-comunidade-df-mostra-como-a-tecnologia-beneficia-os-plantios/1808648/

http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/t/todos-os-videos/v/batata-doce-alaranjada-pode-ser-ingrediente-de-varias-receitas/1808551/

http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/t/todos-os-videos/v/agricultores-do-entorno-de-Brasilia-apostam-em-nova-variedade-de-batata-doce/1794555/

Texto: Caio Fidry

Outras informações:
Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 3622 9739