Quanto tempo para colher mandioca? Livre-se desta e mais dúvidas!

Tempo de colher mandioca

A mandioca é um dos principais cultivos agrícolas do Brasil e do mundo. Sua alta capacidade produtiva e nutricional atrai a atenção daqueles que trabalham no campo. A Nigéria é a principal produtora do vegetal, com o Brasil, a Tailândia e a Indonésia como outros grandes produtores correndo por trás. Diante da demanda crescente, é normal muitas dúvidas surgirem cada vez que um novo agricultor se propõem a iniciar a produção do cultivo na sua propriedade. A pergunta — Quanto tempo para colher mandioca? — acaba sendo mais comum do que se imagina, e ela não é a única dúvida a aparecer.

Apelidada de macaxeira ou aipim, a cultura pode ser plantada em quase toda a região do país (exceto naquelas com um inverno intenso, abaixo de 18ºC) por conta de sua alta adaptabilidade. É uma rica fonte de amido e provou ser capaz de também fornecer quantidades relevantes de vitamina A ao organismo, graças as cultivares desenvolvidas pela Embrapa que visam combater a carência nutricional, popularmente conhecida como fome oculta, responsável por assolar bilhões no mundo.

Vamos ver agora então quais as principais dúvidas que cercam o plantio da mandioca e como saná-las!

Qual variedade escolher?

As mandiocas dividem-se basicamente em dois tipos: mandioca de mesa e mandioca-brava. A primeira é conhecida também como doce e pode ser consumida das mais diversas formas, não exigindo processamento para o consumo. Já a mandioca-brava, chamada também de amarga, contém um alto nível de ácido cianídrico, substância extremamente tóxica para o organismo humano, e, portanto, é consumida somente quando processada, por exemplo como farinha.

Muitas variedades têm chamado a atenção do produtor e do consumidor. A Embrapa desenvolveu ao longo dos últimos 10 anos, três variedades ricas em vitamina A de polpa amarelada  — BRS Gema de Ovo, BRS Dourada e BRS Jari. Estas são cultivares biofortificadas e apresentam um grande apelo nutricional, fato que as credencia como principal escolha por parte dos consumidores na feira agrícola.

Qual a melhor época de plantio da mandioca?

Pesquisadores já deixaram claro que produzir a cultura na época errada pode comprometer seriamente o seu rendimento, sendo capaz de ocasionar até 30% em perdas na produção. A mandioca precisa de um clima quente e úmido para crescer saudável, portanto, dependendo da região, ela pode ser plantada durante o ano todo. É importante sempre ter atenção com períodos de seca, pois a mandioca não resiste a longos intervalos sem água. Sistemas de irrigação podem ser fundamentais nestas ocasiões de modo a estabelecer uma filosofia de segurança produtiva — mitigando o máximo de riscos possíveis para o sucesso do plantio.

Quais as técnicas de manejo?

É recomendado sempre antes realizar uma análise de solo para que se tenha mais segurança e autoridade no que se está fazendo. A mandioca é uma cultura que rende bem em solos arenosos, tendo uma boa tolerância à pouca fertilidade; fuja de solos argilosos com pouca drenagem. Não esqueça também de limpar a área de plantio, retirando plantas que podem vir a competir com a mandioca.

Feito os preparativos, é hora de prestar atenção aos aspectos de preparo das leiras e da variedade:

  • Comprimento das manivas: 20 cm
  • Diâmetro das manivas: 2,5 cm
  • Profundidade: 5 a 10 cm
  • Espaçamento entre as leiras: 1 m
  • Espaçamento entre as plantas: 50 a 60 cm

Quanto tempo para colher mandioca?

A mandioca é um cultivo de ciclo longo, pois sua colheita pode ser feita a partir do oitavo mês de produção e durar até dois anos. Há casos em que você poderá colher o vegetal no sétimo e até no sexto mês, tudo irá depender do diâmetro da raiz, o qual é recomendado possuir mais do que três centímetros.

A produtividade média da cultura no Brasil é de 13,5 toneladas por hectare, segundo a Embrapa. Porém tem sido cada vez mais normal ver esse número aumentar em propriedades que seguem todas as boas práticas para um plantio correto, não deixando de lado uma irrigação eficaz e alta incidência de luz sobre o cultivo.

Acredite: A pergunta “Quanto tempo para colher mandioca?” é feita cada vez mais que a fama da cultura aumenta. Em muitos casos isto é uma preocupação de agricultores que precisam atuar como multiplicadores e, portanto, exigem dinamismo e alto rendimento da produção para muitas vezes abastecer uma comunidade inteira. Pensando na rotina dos multiplicadores, a Embrapa desenvolveu uma projeto conhecido como Reniva, que se trata de uma sofisticação do plantio visando a rápida multiplicação de manivas.

Ficou interessado em saber como funciona a técnica disseminada pelo projeto Reniva? Então assista este vídeo que se encontra em nosso canal no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *