Peritoró-MA recebe visita técnica de articuladoras da Rede BioFORT

No início do mês, uma visita técnica das articuladoras da Rede BioFORT, Lilian Maria e Maria Conceição, ocorreu ao município de Peritoró, no Maranhão, para acompanhar produções de milho e feijão-caupi biofortificados. A cidade conta, até o momento, com 20 agricultores produzindo cultivares melhorados convencionalmente, que vêm recebendo visitas periódicas em campo com o fornecimento de assistência técnica desde a implantação das áreas produtivas até orientações de preparo da área, plantio, tratos culturais e colheita.

As maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores do estado estão relacionadas com a falta de sistemas de irrigação econômicos e poços para melhor captação de água. O agricultor Domingos Da Silva é o primeiro a ter uma plantação de biofortificados irrigada por gotejamento, fato que expõe essa carência mas aponta para a solução em sistemas que utilizem menos recursos hídricos, garantindo a produção durante o ano todo, não somente em períodos chuvosos.

Em 2014, mais de 200 agricultores já foram beneficiados com as culturas biofortificadas no estado do Maranhão. Além de Peritoró, as cidades de Timbiras e Coroatá têm recebido a presença da Rede BioFORT.