HarvestPlus e colaboradores movimentam encontros sobre melhoramento de cultivos na Guatemala

guatemalapccmca

Ao todo, 60 colaboradores membros do HarvestPlus, reuniram-se a fim de avaliar os resultados de 2014 e discutir as atividades e os planos para os próximos anos. A reunião também contou com a presença de Fidel Ponce, Vice-Ministro de Segurança Alimentar da Guatemala (MAGA – Ministério de Agricultura, Pecuária e Alimentação), que assegurou a importância do programa de biofortificação no país e o compromisso do Ministério em promover essas atividades, a fim de combater os problemas nutricionais.

A reunião incluiu países como Brasil, Colômbia, Belize, Haiti, Guatemala, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Panamá. Teve início no último domingo, dia 03 de maio de 2015, na Guatemala, como aquecimento para a participação do HarvestPlus no LX Programa Cooperativo Centroamericano el Melhoramento de Cultivos y Animales (PCCMCA), fórum que durou de 04 a 07 de maio. O encontro permitiu a troca de informações sobre os avanços das atividades desenvolvidas pelos associados e colaboradores em cada área de conhecimento, bem como as dificuldades presentes durante o desenvolvimento de suas tarefas.

Durante o PCCMCA, os diferentes grupos de trabalho do HarvestPlus puderam trocar, complementar e ajustar o planejamento para o desenvolvimento e liberação de variedades em diferentes países projetados pelos melhoristas para 2015 e 2016. Foi possível reconhecer quando alguns dos países terão culturas promissoras a serem avaliadas no campo, junto com os agricultores, e também as perspectivas quanto a projeção para liberação comercial, a quantidade de retenção, o nível de consumo e os estudos de impacto a serem realizados e quais análises de micronutrientes serão necessárias para investigar o valor nutricional dos cultivos em diferentes países.

A cerimônia de abertura do PCCMCA foi presidida por Sebastián Ruiz, Ministro de Agricultura da Guatemala; Diego Recalde, representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO, em inglês); Keith Andrews, do Instituto de Cooperação para a Agricultura (IICA); Henry Schmick, representante da Agencia para o Desenvolvimento Internacional (USDA) e Marilia Nutti, coordenadora do HarvestPlus na América Latina e Caribe.

Representantes da Rede BioFORT procuraram disseminar o conteúdo das atividades realizadas no Brasil perante o público presente no encontro. Palestras foram realizadas tendo como temas a “Melhora da Oferta de Ferro e Zinco na Alimentação de Indígenas no Sul do Brasil”, apresentada por Apes Perera (Embrapa Clima Temperado); “Avaliação de Batata-doce Biofortificada no Brasil, ministrada por Alexandre Mello (Embrapa Hortaliças) e “Melhorando Agricultura, Melhorando Nutrição, proferida por Marília Nutti, que além de coordenadora do HarvestPlus na América Latina e Caribe, é líder da Rede BioFORT e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Os colaboradores do HarvesPlus apresentaram 20 estudos no evento. 13 desses eram apresentações orais e 7 eram cartazes.

Além disso, dois mini-cursos sobre arroz, feijão, mandioca e melhoramento de milho foram dados por pesquisadores do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT, em espanhol) e pelo Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT, em espanhol); além de uma conferência-chave sobre a pesquisa nutricional e o impacto biológico de alimentos biofortificados, ministrada por Erick Boy.