Embrapa realiza oficina para merendeiras na Expo Itaguaí

embrapa-expo-itaguai--biofort-noticias

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Prefeitura de Itaguaí, promoveu no fim de julho a oficina Delícias Biofortificadas durante a Expo Itaguaí, feira de exposição mais famosa da região. O público alvo do treinamento foram as merendeiras da rede pública municipal de ensino, que puderam se capacitar com novas técnicas culinárias usando a cultivar biofortificada como base de preparo.

A oficina foi ministrada pela nutricionista Carolina Cláudio, responsável pelas avaliações de aceitabilidade e experimentos em produtos biofortificados em Itaguaí, e aconteceu em dois turnos para que pudesse atender o número de profissionais inscritas. Carolina pode conversar com as participantes sobre a importância da presença dos cultivares biofortificados na alimentação de crianças com deficiência nutricional, além de contar as experiências obtidas durante sua pesquisa de mestrado intitulada “Aceitação de Produtos Agrícolas Biofortificados na Merenda Escolar do Município de Itaguaí- RJ”, realizada nas escolas públicas do município que possuem os biofortificados no cardárpio da merenda escolar.

Dentre todas as receitas ensinadas durante a oficina, o pão de queijo de batata doce biofortificada foi o que despertou maior curiosidade entre as presentes. Feito unicamente de uma mistura da batata doce biofortificada, polvilho doce e azedo e leite, a receita não leva queijo, mas o paladar continua o mesmo do convencional. A merendeira Rosineide de Castro, da Escola Municipal Pref. Isoldackson Cruz de Brito, pensa em levar a ideia para o cardápio escolar:

– Eu achei a oficina excelente, e essa ideia do pão de queijo com batata é maravilhosa. Com certeza vou dar essa ideia para a merenda escolar, é prático e nossos alunos vão amar! – conta Rosineide.

A oficina também contou com a presença do analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Roberto Machado, relembrando a importância das boas práticas na cozinha e tirando todas as dúvidas que surgiram sobre o assunto.

Texto e foto: Tarcila Viana