Congresso de gastronomia tem degustação de produtos biofortificados

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Pão de queijo, Mané pelado, bolo de mandioca, doce e pão de batata-doce. Quitutes típicos do Brasil, com uma pitada de inovação, foram apresentados ao público que visitou o II Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia, realizado entre os dias 1 e 4 de agosto, em Brasília.

Esses produtos, que puderam ser degustados no estande da Embrapa, foram elaborados usando ingredientes desenvolvidos no âmbito do BioFORT, projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil.

A mandioca BRS Jari foi ingrediente para o Mané Pelado e o bolo. Ela também substituiu parte do polvilho usado nos pães de queijo. A cultivar desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA) possui maior teor de betacaroteno (substância convertida pelo organismo em vitamina A). A elevada concentração de betacaroteno também é o diferencial da batata-doce Beauregard, que também é recomendada pelo projeto BioFORT.

Além do doce e do pão, essa raiz pode ser utilizada na produção de farinha, produto também exposto no congresso. Outra novidade também em exposição foi a variedade de feijão-caupi BRS Xique-Xique, desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), com altos teores de ferro e zinco.

Marcos Esteves – 4505/14/45/DF
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