Arroz Chorinho é a aposta do melhoramento

arroz-chorinho-biofort-noticias

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) está realizando cruzamentos em Casa de Vegetação para conferir maior teor de zinco e aprimorar as características agronômicas da Chorinho. Trata-se de uma variedade tradicional de arroz coletada há muitos anos pela Embrapa no Estado de Minas Gerais.

Com o projeto de biofortificação de culturas, a Chorinho foi identificada, por meio de análises laboratoriais, como possuidora de maiores teores de ferro, mas não de zinco. E é exatamente sobre este último aspecto que a pesquisa vem reunindo esforços na tentativa de dobrar a quantidade desse nutriente no grão polido.

Esse trabalho envolve também o teste de “famílias” da Chorinho a campo para selecionar as melhores plantas para serem novos “pais” em futuros cruzamentos. Essa iniciativa é conduzida em parceria com a Embrapa Meio Norte (Teresina/PI), sob a coordenação do pesquisador José Almeida.

A opção por empreender esse tipo de avaliação na Região Norte se deve ao fato da pesquisa com a Chorinho estar focada em comunidades rurais do Maranhão, estado cujas várzeas úmidas apresentam condições de solo e clima semelhantes ao Piauí. O Maranhão também foi escolhido por apresentar as maiores taxas de carência nutricional na população de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Outras informações:
Rodrigo Peixoto (MTb-GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão
Contatos: (62) 3533-2108 – rpbarros@cnpaf.embrapa.br