Alimentos biofortificados da Embrapa estão entre os cultivos produzidos pelos primeiros cooperados de Itaguaí-RJ

A Embrapa Agroindústria de Alimentos participou da inauguração da COOPAFIT – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itaguaí, ocorrida na quinta-feira (07/01) durante evento que contou com a participação de autoridades locais, como o prefeito Weslei Pereira; o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Hamilton Medeiros; os contra-Almirantes da Marinha do Brasil, Newton Almeida Costa Neto e Paulo Cesar Colmenero; o diretor da Odebrecht, Fábio Gandolfo; e a supervisora local da Emater-Rio, Patrícia Kajishima.

“Essa iniciativa tem tudo para chamar ainda mais atenção, pois o nosso país não tem o costume de se cooperativar. Quanto mais forte for a COOPAFIT, mais independente será e, consequentemente, mais recursos irá captar, acelerando o desenvolvimento da agricultura de Itaguaí”.

Falou a todos os presentes, o prefeito Weslei Pereira. A expectativa é de que a organização de produtores possa fortalecer e aumentar a produção de cultivos biofortificados no município.

Foto8O presidente da COOPAFIT, Mário Grijó, um dos primeiros agricultores a produzir variedades biofortificadas em Itaguaí, explicou como as cultivares melhoradas estarão sendo inseridas dentro do trabalho da cooperativa.

“Ao todo somos 23 cooperados, com 10 produzindo biofortificados. O restante já demonstrou interesse e iremos procurar manter a biofortificação dentro da nossa política agrícola, pois ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por esses alimentos, tanto em termos agronômicos, quanto nutricionais, seja dentro das escolas municipais, ou nas nossas áreas de produção familiar. Tudo é claro, dá ainda mais credibilidade com o apoio da Embrapa e do próprio prefeito.”

Foto10ITAGUAIEm 2015, foi realizada uma pesquisa que comprovou a boa aceitação dos alimentos biofortificados nas três escolas municipais de Itaguaí, onde eles foram inseridos e vêm sendo consumidos pelos alunos. É esperado um crescimento da oferta de variedades biofortificadas no município, que segundo o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Leandro Leão, terá na COOPAFIT um importante fornecedor desses alimentos.

“Os cooperados acabam de oficializar a sua organização e, com isso, a responsabilidade cresce. Eles passarão a ter um papel importante frente à comunidade rural de Itaguaí. O suporte da Embrapa, em conjunto com o das outras instituições parceiras, principalmente a prefeitura, que possui uma área própria, onde também se plantam e colhem alimentos biofortificados, coloca a COOPAFIT com totais condições de fazer valer o seu potencial em produção e comercialização de cultivos agrícolas.”

De acordo com a prefeitura de Itaguaí, o projeto da cooperativa surgiu do programa “Alimento justo” da Odebrecht, com incentivo também da Marinha do Brasil e apoio da Vale, ICN e do Banco do Brasil, que realizou um levantamento em Itaguaí para identificar quem eram os agricultores locais. O objetivo do programa é incentivar a agricultura familiar, adquirindo os alimentos para serem utilizados pela própria empresa, em seus refeitórios.

A COOPAFIT tem sua sede localizada na Estrada do Mazomba, em Itaguaí-RJ.

Quer ler mais matérias como esta? Então curta o nosso Facebook e siga o nosso Twitter para ficar sabendo de tudo pelas nossas redes sociais!